Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

Publicidade

Vida plena e missão evangelística são impulsionadas pelos clubes Vida e Saúde

Publicada em: 07/05/2025 14:51 - Notícias Adventistas

Iniciativas que unem bem-estar físico, emocional, social e espiritual tem impactado vidas e promovido o discipulado em comunidades diversas.


  • Compartilhar:
  •  
  •  
  •  
  •  
Clube de saúde
O pastor Bruno Raso compartilhou em seu relatório os resultados dos Clubes Vida e Saúde e do trabalho de médicos e profissionais de saúde voluntários (Foto: Gustavo Leighton)

Na América do Sul, a saúde integral tem se tornado uma poderosa ponte para a missão da Igreja Adventista. Iniciativas que unem bem-estar físico, emocional, social e espiritual tem impactado vidas e promovido o discipulado em comunidades diversas. 

Nos últimos anos, tem crescido o movimento de projetos voltados à saúde integral, alinhados às quatro ênfases da Igreja Adventista: ancionato, Escola Sabatina e Pequenos Grupos, Estudos Bíblicos e novas gerações. Essas ações buscam não apenas promover o bem-estar, mas também abrir portas para o estudo da Bíblia e o fortalecimento da fé, demonstrando que o cuidado com o corpo e a mente são estratégias eficazes de evangelismo e discipulado. 

Iniciativas na igreja local

Um exemplo é o centro de influência em Tangará da Serra, no Mato Grosso, que oferece atividades terapêuticas, apoio a adolescentes, autistas e outros grupos, promovendo uma abordagem integral da saúde.  

Na Bolívia, projetos similares estão integrados a pequenos grupos, Escola Sabatina e feiras de saúde, com participação ativa de estudantes adventistas. Essas ações têm fortalecido o vínculo comunitário e despertado interesse pelo estudo bíblico, além de promover melhorias na qualidade de vida. 

O crescimento dos clubes Vida e Saúde 

Desde os votos assumidos pela sede sul-americana, os clubes Vida e Saúde têm experimentado uma expansão significativa. Esses grupos oferecem uma variedade de programas que cuidam de todas as áreas da vida, promovendo uma integração entre saúde física, emocional, social e espiritual. Os clubes de saúde são uma ferramenta poderosa para fortalecer as quatro ênfases, pois envolvem os membros em ações concretas de cuidado e evangelismo, criando uma rede de apoio na comunidade. 

No Brasil, em São Paulo, o impacto pessoal e espiritual é destacado pelo testemunho de Jéssica Machado, que após participar de um clube de saúde, experimentou uma mudança de vida: “Minha saúde melhorou, minha fé se fortaleceu e hoje quero compartilhar esse amor com outros”. 

“Temos ao nosso alcance, através dos Clubes de Saúde, a possibilidade de oferecer tantos projetos à Igreja e à comunidade. Para deixar de fumar, controlar o estresse, nutrição, exercício físico, saúde emocional, remédios naturais, saúde espiritual, Ministério Adventista de Restauração ou qualquer outro meio que contribua para uma saúde integral”, explica o pastor Bruno Raso, diretor do Ministério da Saúde da Igreja Adventista na América do Sul. 

Papel da Associação de Médicos Adventistas (AMA) 

Associação de Médicos Adventistas (AMA) atua em diversos países, formando profissionais de saúde alinhados à missão evangelística da Igreja. Um exemplo é a Brigada das Américas, que mobiliza médicos, enfermeiros e estudantes para ações de saúde em comunidades carentes, promovendo o evangelismo através do cuidado. Segundo o presidente da AMA, Fabiano Luz, “nossos profissionais são instrumentos de Deus para levar esperança, cura e a mensagem de salvação às comunidades mais necessitadas.” 

Raso pondera que “talvez não haja recursos profissionais suficientes na área de saúde na sua igreja. Mesmo que os começos sejam pequenos, incentivamos a todos a fazer um esforço adicional, a ter iniciativas específicas que nos permitam levar saúde e vida abundante, presente e eterna, porque Deus deseja que tenhamos saúde e prosperemos em tudo, assim como prospera a alma. A saúde integral é mais do que uma prática de bem-estar; é uma expressão do amor de Deus que restaura, acolhe e transforma vidas”, como diz em 3 João 2 e João 10:11. 



Compartilhe: