Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

Publicidade

Congresso Teen reúne 600 adolescentes e incentiva geração ativa no campo missionário

Publicada em: 08/07/2025 14:05 - Notícias Adventistas

Com o tema "Agora é Guerra", o programa desafiou os adolescentes a se posicionarem diante do chamado à missão. 


  • Compartilhar:
  •  
  •  
  •  
  •  

Bruno Martins, 13 anos, frequenta a Igreja Adventista Central de Guarapari, no Espírito Santo, e, há pouco mais de oito meses a vida dele mudou completamente. Bruno foi diagnosticado com LCA ou Amaurose Congênita de Leber, uma condição rara que afeta cerca de 10 a 18% de todos os casos de cegueira congênita ou visão severamente reduzida em crianças. Atualmente, Bruno tem apenas 5% da visão.  

Para ele os recursos e o apoio dos amigos são essenciais. "É um processo de adaptação. A guia, o braile, são recursos que deixam nossa vida mais fácil. Os meus amigos ajudam muito, me auxiliam nas atividades. Isso faz a diferença", conta Bruno. 

Leia também:

"É gratificante poder ajudar e estar sempre com ele", comenta o amigo Arthur Lüdtke.   

Congresso Adole ASES

Marcela Borges e o grupo do Adole ASES. (Foto: Matheus Amaral)

E, na companhia dos amigos, Bruno participou do Adole ASES, um congresso Teen que reuniu cerca de 600 adolescentes da Associação Sul Espírito Santense (sede administrativa da Igreja Adventista na região), com o tema Agora é Guerra. "O propósito do evento é colocar no coração das novas gerações a identidade missionária para eles entenderem que têm um papel na igreja e no mundo. Para serem missionários e salvarem pessoas", explica Marcela Borges idealizadora do evento e líder de adolescentes na ASES.  

Histórias e a missão

A programação foi uma verdadeira imersão missionária com experiências reais, compartilhada por quem já esteve na linha de frente. O sargento Duarte foi um dos convidados e falou sobre sua trajetória: "Fiz um paralelo com minha vida militar e espiritual. Mostrei o que eu tive que abandonar para que hoje eu conseguisse alcançar um nível de espiritualidade, que ainda é pouco, mas o constante estudo da Palavra de Deus e a busca pelo Espírito Santo é o segredo para enfrentar as batalhas do dia a dia", ressalta.  

Sargento Duarte contando sua trajetória. (Imagem: Matheus Amaral)

Pela manhã o grupo participou de palestras que potencializaram sua identidade missionária. Além do game bom de lição que testou ao vivo o conhecimento dos adolescentes sobre a lição da Escola Sabatina (um estudo diário que conecta ainda mais os jovens à mensagem bíblica).  

Game Bom de Lição. (Imagem: Matheus Amaral)

Entre os convidados estavam o líder do Serviço Voluntário Adventista (SVA) da União Sudeste Brasileira (USeB), sede administrativa da Igreja Adventista para Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, pastor Sérgio Vassalo; o coordenador Teen da Associação Rio Sul, Hudson Machado; o líder de desbravadores e aventureiros da Associação Mineira Central, pastor Wagton Alves e a influenciadora Brenda Mattos.

Todos os convidados deixaram mensagens profundas e desafiadoras aos 600 adolescentes presentes no Agora é Guerra. A música ficou por conta do grupo Margem Norte.  

Em uma dinâmica ao final da manhã, os adolescentes escreveram pedidos de oração, colocaram em balões e, voltados ao campo, oraram antes de soltá-los no céu.  

Grupo soltando os balões no campo. (Foto: Matheus Amaral)

A programação da tarde trouxe histórias inspiradoras de adolescentes que já participaram de missões. Um dos relatos é da Ana Beatriz, que destacou que é possível começar de onde você estiver. "Talvez você não se ache qualificado para o campo missionário, mas ele precisa absurdamente de você. Comece a fazer missão onde você está. Não precisa ter medo", reforça a adolescente.  

Bate-papo com jovens que participaram de missões no Amazonas. Imagem: Matheus Amaral.

O pastor Sérgio Vassalo explica o objetivo do SVA, o voluntariado adventista. "O Serviço Voluntário Adventista busca despertar em nossos jovens a mentalidade missionária. Quanto mais cedo eles compreenderem isso, mais cedo eles estarão envolvidos na missão. Ou seja, trabalhar em função da sua família, da sua igreja e das pessoas que Deus deseja salvar", destaca.  

Depoimentos  

Veja algumas mensagens publicadas nas redes sociais após o evento:  

"Meu filho voltou com o coração radiante de felicidade e amando mais ainda nosso Deus! Em breve todos juntos iremos viver eternamente essa atmosfera de louvarmos e nos alegrarmos juntos em uma felicidade sem fim."  

"Foi bom demais. Ansiosa para o próximo." 

Muito bom ver nossos adolescentes em momentos como esse de adoração e devoção a Deus."  

Veja mais fotos do evento aqui!!

 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...