Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

Publicidade

Igreja Adventista nomeia novos líderes para regiões da América do Sul

Publicada em: 14/07/2025 13:15 - Notícias Adventistas

Igreja Adventista nomeia novos líderes para regiões da América do Sul

Foram eleitos presidentes e secretários-executivos para Argentina, Bolívia, Peru, Uruguai e Brasil.


  • Compartilhar:
  •  
  •  
  •  
  •  
Igreja Adventista tem novos representantes de instituições e uniões. (Arte: Divulgação)

A Comissão Diretiva da Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista, sede administrativa responsável pelo trabalho da denominação em oito países da América do Sul, votou mudanças na presidência de uma instituição, de duas Uniões e na secretaria executiva de outras duas Uniões. A reunião ocorreu nesta sexta-feira, 11 de julho, em St. Louis, nos Estados Unidos, durante a 62ª Assembleia da Associação Geral. 

As Uniões são escritórios administrativos responsáveis pelo trabalho da Igreja Adventista do Sétimo Dia para um ou mais estados – ou países, a depender da geografia. Na ocasião, foram nomeados o presidente da Associação Casa Editora Sul-Americana (ACES), a editora da denominação para sete países que falam espanhol. 

Leia também:

Também foram escolhidos os presidentes da Igreja para a região sul do Peru (União Peruana do Sul) e para o Uruguai (União Uruguaia). Ainda foram eleitos os secretários-executivos para a Bolívia (União Boliviana) e para os estados da Bahia e Sergipe (União Leste Brasileira). Veja os detalhes abaixo: 

Associação Casa Editora Sul-Americana (ACES) - Marcos Blanco  

(Foto: Divulgação)

Nascido em Mendoza, Argentina, estudou Comunicação em sua cidade natal e, posteriormente, formou-se em Teologia na Universidade Adventista del Plata (UAP), onde também concluiu o mestrado na mesma área de sua graduação. Possui doutorado em Teologia Sistemática (PhD) pelo Instituto Internacional de Estudos Avançados (AIIAS), nas Filipinas. 

Em 2001, começou a trabalhar na Associação Casa Editora Sul-Americana (ACES) como redator e editor. Em 2008, foi nomeado Gerente de Redação da ACES, função que exerce até hoje. É autor de vários livros e de centenas de artigos, tanto acadêmicos quanto de divulgação. É casado com Claudia Blath e tem dois filhos: Gabriel e Julieta. 

Marcos Blanco passa a ocupar a função que estava a cargo do pastor Gabriel Cesano, eleito como vice-presidente da Igreja Adventista para oito países sul-americanos. 

União Peruana do Sul – Edinson Vásquez Díaz 

(Foto: Divulgação)

Natural de Cajamarca, no Peru, estudou Teologia na Universidade Peruana Unión (UPeU) e serviu em diversos distritos da União Peruana do Norte e da União Peruana do Sul, territórios administrativos do país, entre 1998 e 2012. 

Foi eleito secretário-executivo da Missão Andina Central em 2013. Durante os anos de 2014 e 2015, serviu como secretário ministerial da União Peruana do Sul. Em 2016, foi nomeado diretor do Ministério de Mordomia Cristã e Saúde da mesma União. E em 2023 foi eleito presidente da Associação Peruana do Sul, cargo que ocupou até o momento. É casado com Yanidet Alcantara, com quem tem dois filhos: Ana Claudia e Edinson Josías. 

Ele assume a posição anteiormente exercida pelo pastor Charlles Britis, que foi eleito como vice-presidente da Igreja Adventista para oito países da América do Sul.  

União Uruguaia – Paulo Lopes 

(Foto: Divulgação)

Nascido em Santo Antônio de Patrulha, no Rio Grande do Sul, integra uma família de pessoas que servem na organização adventista. Formado em Teologia e Administração de Empresas pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), iniciou seu ministério em 2004 como pastor escolar no Rio Grande do Sul.  

A partir de 2007, passou a atuar em distritos pastorais até o ano de 2010. Em 2011, começou a liderar departamentos no Rio Grande do Sul, passando por Ministério Pessoal e Escola Sabatina, Mordomia, Saúde, Comunicação e Associação Ministerial. Em abril de 2013, foi eleito secretário-executivo da Associação Catarinense, sede administrativa da denominação para parte de Santa Catarina. Em 2021, assumiu a presidência da mesma instituição, à frente da qual esteve até agora. É casado com Solange Bazzan Lopes, com quem tem duas filhinhas, Isabelle e Giulia. 

Lopes, que tem o mesmo nome do atual presidente mundial da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA Internacional), assume a função deixada pelo pastor Rodrigo Cárcamo, que foi eleito como diretor da ADRA para a América do Sul.  

União Boliviana – Davi França  

(Foto: Divulgação)

Formado em Teologia e com mestrado em Liderança, seu ministério foi desenvolvido em várias regiões administrativas do Brasil, como Associação Paulistana, Colégio Adventista da Liberdade e Clínica Vida Natural, em São Paulo. Também serviu a Igreja Adventista na Associação Maranhense no Espaço Viva. Ainda atuou na Associação Mineira Leste nas áreas de Ministério Jovem e na secretaria. Em 2018 tornou-se assistente da presidência da sede sul-americana adventista, onde ficou até agosto de 2020, quando foi nomeado como secretário-executivo da União Leste Brasileira, onde estava até então. Nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais, é casado com Denise Ramos Costa França e tem dois filhos: Arthur e Vitor. 

O pastor Davi França passa a liderar a área até então conduzida pelo pastor Éber Nunes, que foi eleito para dirigir as áreas de Ministério Pessoal, Escola Sabatina e Ação Solidária Adventista (ASA) para oito países da América do Sul.  

União Leste Brasileira – Evaldino Ramos 

(Foto: Divulgação)

É graduado em Teologia, pós-graduado e mestre em Missão Urbana pelo Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE). Entre 1997 e 1998 foi auxiliar do departamento de Evangelismo para a região sul da Associação Bahia. Em 1999 foi pastor distrital em Coaraci. De 2000 a 2001 atuou no distrito de Itamaraju; e, até outubro de 2002, trabalhou no distrito de Teixeira de Freitas, ambos na Associação Bahia Sul. Entre novembro de 2002 aos meados de 2005 esteve à frente do Ministério Jovem e Comunicação na Associação Bahia Sul.  

De outubro a dezembro de 2005 dirigiu o Ministério Jovem, Comunicação, Mordomia Cristã e Família na União Equatoriana; no início de 2006 assumiu a presidência da Missão Equatoriana do Sul, onde atuou por quase dois anos; de novembro de 2007 a 2009 assumiu o Ministério Jovem, Família e Escola Sabatina da União Peruana do Sul. 

Atuou no Ministério Jovem da Missão do Tocantins de 2010 a setembro de 2012; em outubro de 2012 foi escolhido para liderar o Ministério Jovem da Associação Brasil Central; em novembro de 2013 foi eleito secretário-executivo da mesma Associação; em maio de 2016 foi nomeado secretário-executivo da União Uruguaia; e, em julho de 2021, assumiu como secretário associado da Divisão Sul-Americana, sede administrativa para oito países sul-americanos, onde atuava até agora. É casado com Mara Ramos, com quem tem dois filhos: Vinícius e Louíse. 
 
Ele passa a responder pela área conduzida até então pelo pastor Davi França, nomeado secretário-executivo da Igreja Adventista do Sétimo Dia para a Bolívia.


Você também pode receber esse e outros conteúdos diretamente no seu dispositivo. Assine nosso canal no Telegram ou cadastre seu número via WhatsApp.

Quer conhecer mais sobre a Bíblia ou estudá-la com alguém? Clique aqui e comece agora mesmo.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...