Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

Publicidade

Hospital Adventista do Pênfigo celebra um ano do serviço de transplantes hepáticos

Publicada em: 20/08/2025 15:49 -

Hospital Adventista do Pênfigo celebra um ano do serviço de transplantes hepáticos

Com 47 procedimentos realizados em apenas um ano, instituição consolida serviço inédito no Mato Grosso do Sul


  • Compartilhar:
  •  
  •  
  •  
  •  
transplantes
Com 47 transplantes realizados em um ano, hospital consolida serviço inédito no Mato Grosso do Sul. (Foto: Divulgação)

Há um ano, o Hospital Adventista do Pênfigo (HAP), em Campo Grande (MS), realizou o primeiro transplante de fígado de sua história, representando um marco para a saúde pública no estado. Até então, pacientes precisavam se deslocar para outras regiões do país, enfrentando longas viagens e aumentando o risco de perdas na fila de espera. Até o momento, 47 pessoas tiveram uma nova oportunidade de viver por meio desse procedimento.

Entre elas está o aposentado João Marcos Vargas, o primeiro paciente transplantado do HAP, que emocionou ao compartilhar sua jornada. “Minha vida era muito difícil. Eu precisava me deslocar de Ponta Porã (a quase 300km da capital do MS) para buscar tratamento para a cirrose causada por hepatite B”, relembra. Durante esse período, ele recebeu acolhimento e apoio de pessoas que nunca havia conhecido, vivendo o que chama de “um verdadeiro milagre”.

Leia também:

transplantes
João Marcos Vargas, primeiro paciente transplantado pelo HAP. (Foto: Divulgação)

Para celebrar esse marco, no dia 23 de julho o hospital promoveu um culto especial de gratidão a Deus, reconhecendo que cada vida salva é fruto de Sua direção e cuidado, aliados ao trabalho incansável de profissionais comprometidos com a missão de salvar vidas. A cerimônia contou com colaboradores, pacientes, líderes institucionais e autoridades da saúde. “Este é um momento para agradecer a Deus por cada conquista e por permitir que sejamos instrumentos na transformação de tantas histórias. Celebrar um ano desse serviço é lembrar que cada vida vale cada esforço”, destacou o diretor-geral do hospital, Everton Martin.

O doutor Gustavo Rapassi, médico-cirurgião e responsável técnico pelo procedimento, também enfatizou a importância trabalho coletivo. “Eu sou apenas uma peça dessa engrenagem. Sozinho, não faço nada. Cada pessoa envolvida, desde a equipe médica até os parceiros institucionais, são parte fundamental dessa vitória”, afirmou.

transplantes
Cerimônia recebeu Gustavo Rapassi, Everton Martin, Dra. Karin Kiefer, Claire Miozzo e integrante da Central Estadual de Transplantes. (Foto: Divulgação)

Atualmente, o HAP é o único centro transplantador hepático do Mato Grosso do Sul, fruto de uma parceria com a Central Estadual de Transplantes (CET/MS) e de um esforço conjunto que envolveu adequações, reformas e uma nova estrutura de atendimento. A coordenadora da CET/MS, Claire Miozzo, ressaltou a coragem do hospital em aceitar o desafio: “Antes do Pênfigo, apresentamos o serviço a diversas instituições, mas nenhuma aceitou. O HAP não apenas aceitou, como acolheu e se preparou para oferecer excelência”.

Ao longo deste primeiro ano, a administração do Hospital Adventista do Pênfigo reafirmou seu compromisso com a excelência técnica, o cuidado humanizado e a missão cristã de servir. “Aqui, cada vida cuidada é uma missão cumprida. Agradecemos a Deus por nos permitir fazer parte dessa história e seguimos firmes para oferecer ainda mais esperança nos próximos anos”, concluiu Martin.


Você também pode receber esse e outros conteúdos diretamente no seu dispositivo. Assine nosso canal no Telegram ou no WhatsApp.

Quer conhecer mais sobre a Bíblia ou estudá-la com alguém? Clique aqui e comece agora mesmo.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...