ADRA Peru completa 60 anos levando ajuda humanitária e esperança no país
Com ações de voluntariado, a agência humanitária no Peru reafirmou seu legado de serviço com justiça, compaixão e amor.

A Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) comemorou seus 60 anos de serviço ininterrupto no Peru. O evento, realizado nos dias 2 e 3 de setembro, contou com a presença de líderes nacionais e internacionais da Agência, ações de voluntariado, um culto de ação de graças e a inauguração de sua sede reformada. Foram dias de profunda gratidão, compromisso e renovação de propósito, em consonância com os valores da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
A jornada inaugural começou nas ruas de Lima com a iniciativa “Voluntário por um dia”, uma experiência prática do que significa servir e ser as mãos de Jesus onde mais é necessário. O diretor-geral da ADRA Peru, Plinio Vergara, liderou a ação junto a uma destacada delegação internacional do movimento humanitário adventista.
Leia também:
- ADRA projeta o futuro humanitário na América do Sul
- Agência humanitária promove capacitação sobre violência digital para servidores públicos
Voluntariado que transforma vidas

Entre os participantes estavam o pastor Paulo Lopes, diretor da ADRA Internacional; Charné Renou, vice-presidente de Finanças da ADRA Internacional; e o pastor Rodrigo Cárcamo, diretor da ADRA América do Sul. Também estiveram presentes a gerente regional de Operações e Emergências e o coordenador do programa de voluntariado da ADRA América do Sul, juntamente com diretores da ADRA em países como Uruguai e Equador.
Além disso, juntaram-se uma delegação da ADRA República Tcheca (que atualmente financia projetos no Peru), pastores locais e líderes da União Peruana do Sul, escritório administrativo da Igreja Adventista do Sétimo Dia para o sul do país.
Em um gesto de solidariedade, todos eles deixaram seus escritórios para vestir o colete de voluntário e coletar alimentos no mercado atacadista Unicachi, em Lima. Os produtos doados foram destinados à Olla Común (cozinha comunitária) “La Candelaria”, em Villa María del Triunfo, onde mulheres líderes cozinham diariamente para alimentar dezenas de famílias vulneráveis. A jornada também incluiu a reforma do espaço comunitário, a pintura do refeitório e a entrega de um novo kit de cozinha.

“Com a ADRA, podemos ajudar as pessoas a melhorar sua qualidade de vida com fé e esperança, para que vivam como Deus deseja. Esse encontro fortaleceu nossas estratégias para alcançar essa mudança e cumprir o mandato de Jesus”, afirmou o diretor da agência humanitária no Peru, emocionado com o impacto do voluntariado na região.
Gratidão e projeção para o futuro
Nessa mesma noite, a Cerimônia de Ação de Graças foi realizada Na Igreja Adventista de Miraflores, com mais de 300 participantes. O ambiente era solene e cheio de gratidão ao homenagear seis décadas de história, desde a fundação da OFASA (Obra Filantrópica de Assistência Social Adventista), em 1965, até sua transição oficial para a ADRA Peru, há mais de 20 anos.
A cerimônia contou com a presença de líderes da Igreja Adventista, de congressistas e do vice-ministro do Ministério do Desenvolvimento e Inclusão Social (MIDIS). Também estiveram presentes autoridades municipais e representantes de organizações aliadas, como UNICEF, Programa Mundial de Alimentos, Swisscontact e Fundação Wiese, entre outros parceiros estratégicos.

Também foi apresentado o livro comemorativo “En Dios haremos proezas” (Em Deus faremos proezas), escrito pelo Doutor Santos Guerrero, administrador de Projetos e Serviços em Gestão de Risco de Desastres da ADRA Peru. Além de compilar dados históricos, a obra retrata milagres, desafios e testemunhos que marcaram a trajetória da agência no Peru.
O pastor Rodrigo Cárcamo, diretor da ADRA América do Sul, comentou que a experiência vivida nesses dias, participando das atividades de aniversário da ADRA Peru, o levou a reafirmar o grande trabalho que realizam em favor da comunidade.
“É uma agência consolidada que goza de grande prestígio entre seus pares, sendo elegível para muitos projetos, pois conquistou a confiança da sociedade civil. Agradecemos a Deus pelo belo trabalho que realizaram com tanta dedicação nestes 60 anos”, concluiu Cárcamo.
Novos espaços, mesmos princípios
O dia 3 de setembro trouxe consigo um novo marco: a inauguração das instalações reformadas do Escritório Nacional da ADRA Peru. As reformas incluíram a recepção, o auditório, a sala multiuso, o refeitório e os escritórios da diretoria, refletindo uma organização em constante crescimento e com visão de futuro.


Essa mudança representa o compromisso renovado de sonhar, planejar e executar projetos que transformem vidas com dignidade e esperança.
60 anos de fidelidade e missão
Desta forma, a ADRA Peru comemora seis décadas de ação humanitária, sustentada pela fé e guiada pela missão. O que começou como uma pequena obra filantrópica hoje se consolida como parte de uma agência globalmente reconhecida, mas profundamente conectada com as realidades locais.
Durante a comemoração, os líderes da agência e da Igreja Adventista do Sétimo Dia reforçaram que tudo o que foi alcançado foi possível porque Deus guiou cada passo, cada voluntário, cada oração e cada ação. Eles afirmaram que, enquanto houver pessoas necessitadas, a ADRA continuará presente: com o coração aberto e as mãos prontas para servir.
Você também pode receber esse e outros conteúdos diretamente no seu dispositivo. Assine nosso canal no Telegram ou no WhatsApp.
Quer conhecer mais sobre a Bíblia ou estudá-la com alguém? Clique aqui e comece agora mesmo.