Iniciativa, que teve quase duas mil participantes, incentivou o estudo aprofundado da Bíblia e aplicação do aprendizado na vida diária

Patrícia Vilela das Neves Theiss, de 33 anos, foi a grande vencedora da terceira edição do Concurso Afam Boa de Bíblia, promovido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia para esposas de pastores em oito países da América do Sul. A representante do Ceará conquistou a primeira colocação entre as quase duas mil inscritas das 16 Uniões (territórios administrativos da Igreja) sul-americanas e Casa Publicadora Brasileira (CPB).
Promovido pela Área Feminina da Associação Ministerial (Afam), o concurso teve como foco o livro de Atos, com quatro provas compostas por 25 questões de múltipla escolha cada. Patrícia obteve 22 acertos na primeira prova, e 25 pontos na segunda e terceira prova da primeira etapa, garantindo o primeiro lugar no estado do Ceará e também a melhor pontuação entre seis estados da região Nordeste. Como a representante nordestina na etapa final, ela alcançou a pontuação máxima na prova mais uma vez, acertando todas as 25 questões, além de ter finalizado a prova no menor tempo entre todas as candidatas.

Leia também:
- Mais de 1.200 mulheres integram concurso sobre livro de Daniel
- Afam Boa de Bíblia aprofunda conhecimento de esposas de pastores
Para a professora Jeanete Lima, diretora da Área Feminina da Associação Ministerial (Afam) para oito países da América do Sul, "o objetivo é motivar as esposas a terem um conhecimento mais profundo da Bíblia e uma experiência com a Palavra de Deus". "O livro de Atos foi escolhido para que as mulheres fossem inspiradas pelo exemplo da Igreja Primitiva e por como aqueles que nos antecederam deram o melhor — em alguns casos, com tantas perdas e até entregando a própria vida —, mas sempre com um compromisso inabalável. Julgamos que isso é muito importante para nós, que representamos o último período da última igreja, e por isso escolhemos o livro de Atos, logo após já termos abordado os livros de Daniel e Apocalipse nas edições anteriores do concurso”, afirma.
Trajetória no ministério e na educação
A vencedora da terceira edição tem uma relação muito próxima com os livros. Natural de Garanhuns, em Pernambuco, Patrícia é formada em Letras pela Universidade de Pernambuco e atua há nove anos e meio no ministério ao lado do esposo, o pastor Gilberto Theiss, que atualmente é secretário ministerial e lidera os departamentos de Mordomia e Lar e Família no escritório administrativo cearense. Patrícia exerce a função de gestora da EAD Adventista Polo Fortaleza.

Dentro dos ministérios em que atua, ela se considera apaixonada por palestras para mulheres e jovens, e vê na distribuição de literatura sua principal ferramenta missionária. “Durante minha rotina, procuro me aproximar das pessoas nos mais diversos ambientes e presenteá-las com livros que ajudem a entender melhor o plano da salvação”, explica Patrícia.
Dedicação e espiritualidade no processo
Patrícia participou das três edições do concurso Afam Boa de Bíblia. Em 2022, o tema teve como base o livro de Daniel. Em 2023, o livro de Apocalipse. Patrícia destaca como cada edição marcou sua vida espiritual. “No concurso de Daniel, me impactou enxergar o profeta como pessoa e seu relacionamento com Deus. Já em Apocalipse, foi a certeza de que Deus sempre cuidou de Sua Igreja ao longo da história. Agora, em Atos, o que mais me marcou foi a dependência de Deus e a obediência dos apóstolos”, compartilha.
Ela relata que o preparo que lhe garantiu a premiação foi intenso. Começou os estudos em março de 2025, seguindo até a última prova, em junho. Após uma leitura geral, ela passou a anotar, revisar e estudar o assunto nos intervalos que tinha ao longo do dia, mergulhando no texto bíblico. Na primeira etapa, buscou também o apoio do Comentário Bíblico Adventista, mas, a partir da segunda prova, todo o aprofundamento foi feito exclusivamente com a Bíblia. “Além do preparo em relação ao conteúdo, foi um processo de muita oração. Meu esposo, minha mãe e minha irmã oraram comigo e por mim. Foi uma experiência espiritual, e não só de estudo”, relembra.

Um dos versículos mais impactantes para ela foi Atos 21:5, quando os discípulos, com suas esposas e filhos, oraram com Paulo antes de uma despedida. “Eles tinham uma vida de oração e dependência do Espírito Santo constante. Isso me tocou profundamente”, aponta. Outro trecho marcante foi o testemunho de Paulo, em Atos 20:33: “Ele não cobiçava ouro, prata ou roupas. Seu foco era a missão. Isso fala muito sobre nossa própria entrega”.
Recompensa além do prêmio
Quando soube da vitória, primeiro em sua região e depois na etapa final sul-americana, Patrícia se emocionou. “Foi uma alegria imensa. Na live, quando anunciaram meu nome, foi uma surpresa e uma bênção. Foi uma resposta de Deus à oração e aos esforços. Mas, acima de tudo, foi a recompensa de conhecer mais profundamente os apóstolos e a igreja primitiva”, garante.
Ela acredita que o conteúdo do livro de Atos deveria ser conhecido por todos os cristãos. “Se nós, adventistas, lêssemos mais Atos, entenderíamos melhor nosso chamado, o papel do Espírito Santo, o que é ser Igreja e viver em missão. Queria que o mundo inteiro tivesse essa experiência. Atos nos ensina humildade, confiança, entrega e nos lembra de que pertencemos a Deus, mesmo em meio aos naufrágios da vida”, complementa.
A mesma experiência vivida por Patrícia, foi compartilhada por muitas outras participantes. Jeanete Lima enfatiza algumas mensagens diretas que recebeu de esposas de pastores da Argentina ao longo do concurso. “Uma delas me disse: ‘Eu estava fraca na minha adoração e isso me ajudou a reforçar minha devoção pessoal’. Outra me enviou isso: 'Estudar o livro de Atos com tanta profundidade me permitiu preparar sermões e meditações para o Clube de Desbravadores’. Me impactou um depoimento que dizia: ‘Estudar sobre a vida de Paulo me ajudou a entender nossa missão nestes últimos tempos’. Achei muito interessante uma esposa que comentou: ‘Mais que o resultado, é bom que se tenha pensado no estudo das esposas de pastores’. E, também destaco mais um depoimento, que ressoou não apenas de uma, mas, muitas esposas: ‘Nunca tinha estudado o livro de Atos com tanta profundidade’. Isso nos motiva e impulsiona. Já estamos pensando na próxima edição", agrega Jeanete.
Elaboração das provas
O pastor Rafael Rossi, evangelista da Igreja Adventista para oito países da América do Sul e apresentador do programa Arena do Futuro, foi o responsável por elaborar as quatro provas do concurso. Ele comenta: "A construção das provas do concurso Afam Boa de Bíblia foi um processo feito com muita responsabilidade bíblica, cuidado doutrinário e preocupação com o crescimento espiritual das participantes. O meu objetivo não era apenas avaliar o conhecimento, mas estimular uma imersão no livro de Atos, promovendo reflexão missionária e preparo para testemunhar com mais poder em meio aos desafios que vivemos”, sublinha.
Segundo Rossi, as questões foram cuidadosamente elaboradas a partir de uma leitura sequencial dos capítulos, respeitando a coerência do texto e os contextos histórico e teológico. Para isso, dividiu o conteúdo em três grandes blocos: Atos 1–8 (Pentecostes e perseguição); Atos 9–18 (Conversão e expansão missionária); Atos 19–28 (Viagens finais e defesa do evangelho). Cada prova teve um nível crescente de complexidade, com perguntas objetivas, porém elaboradas, exigindo atenção aos detalhes do texto, identificação de padrões temáticos e compreensão do desenvolvimento da missão.
"Reconheço que não foram provas fáceis, mas provas que honraram a inteligência e a fé das mulheres que aceitaram o desafio de estudar profundamente as Escrituras. O livro de Atos não é apenas um relato histórico da igreja primitiva, mas um guia inspirador para a missão da Igreja até hoje. Ao estudar Atos, somos lembrados de que o Espírito Santo ainda dirige a Igreja, que a pregação corajosa ainda transforma vidas e que a fidelidade em meio às provações ainda é o nosso chamado”, reforça. E finaliza pontuando o propósito da iniciativa do concurso: "Mais do que respostas corretas, espero que cada participante saia dessa experiência com uma convicção mais firme sobre sua identidade em Cristo e sobre seu papel como testemunha viva do evangelho."
Confira as finalistas do III Concurso Afam Boa de Bíblia – Livro de Atos (2025):
- Patrícia Vilela das Neves Theiss (vencedora) – União Nordeste Brasileira
- Camilla Veloso de Morais – União Leste Brasileira
- Amanda Cabrerizo Bravo – União Central Brasileira
- Andressa Alves Araújo – União Centro-Oeste Brasileira
- Nicole Alejandra Tapia – União Chilena
- Daniela Paula da Silva Pereira – União Sudeste Brasileira
- Geize Cristina da Silva de Sá – União Sul Brasileira
- Analía Griselda Noéz – União Uruguaia
- Angelica Força Lamborghini Vasconcelos – Casa Publicadora Brasileira
- Celeste Azucena Chancay Mera – União Equatoriana
- Gabriela Flores – União Argentina
- Rosa Mercedes Ocampo Ruiz – União Peruana do Norte
- Lourraine de Araújo dos Anjos Mendonça – União Noroeste Brasileira
- Aline Cabral Sales Moura – União Norte Brasileira
- Rocio Calderón Allcca – União Peruana do Sul
- Karen Calle Condori – União Boliviana
- Bianca Carolyne dos Santos Costa – União Paraguaia
Você também pode receber esse e outros conteúdos diretamente no seu dispositivo. Assine nosso canal no Telegram ou cadastre seu número via WhatsApp.
Quer conhecer mais sobre a Bíblia ou estudá-la com alguém? Clique aqui e comece agora mesmo.