Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

Publicidade

Relatório adventista evidencia fortalecimento missionário na América do Sul

Publicada em: 07/07/2025 14:33 - Notícias Adventistas

Informe dos últimos três anos foi apresentado aos delegados durante a 62ª Assembleia da Associação Geral nos EUA.


  • Compartilhar:
  •  
  •  
  •  
  •  
Administradores da Igreja Adventista para oito países da América do Sul. (Foto: Anne Seixas)

A Divisão Sul-Americana (DSA), sede da Igreja Adventista do Sétimo Dia para oito países da América do Sul, apresentou seu relatório a todos os presentes na 62ª Assembleia da Associação Geral no domingo, 6 de julho. No placo do The Dome at America's Center, em Saint Louis, nos Estados Unidos, local onde o evento ocorre, os delegados puderam ver uma apresentação que mostrou a diversidade étnica e cultural de uma região totalmente alinhada com o propósito de pregar o evangelho. O levantamento dos últimos anos destacou crescimento espiritual, histórias de transformação pessoal e ações missionárias ao trabalhar o tema Igreja Viva.

Após o impacto global causado pela pandemia da Covid-19, o ano de 2022 marcou um recomeço. Ali acontecia a 61ª Assembleia Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia, em um formato diferente, trazendo o modelo à distância para mais perto. O encontro aconteceu de forma híbrida, com algumas pessoas participando online e outras presencialmente, mas todas com o mesmo objetivo: seguir levando a mensagem de esperança para todos os lugares.

Leia também:

Dessa forma, decisões foram tomadas e objetivos traçados. Assim, a Igreja Adventista para oito países da América do Sul encerrou o quinquênio (reduzido por conta da Pandemia) com resultados positivos e testemunhos para contar.

O que é uma Igreja Viva?

É o conceito que mobiliza os 2.704.791 membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia em oito países da América do Sul, distribuídos em mais de 30 mil congregações e guiados por 5.563 pastores a levarem a mensagem de esperança a todos os povos e nações.

Ser uma Igreja Viva vai além de frequentar programas. É viver a missão de forma ativa e intencional. Através de projetos missionários, ações sociais, cursos e palestras, a Igreja convida cada pessoa a participar de um movimento que transforma vidas.

Na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e nas Ilhas Falkland, instituições e membros se unem para tornar a fé visível, dentro e fora das igrejas. Mais do que uma estrutura ou agenda, ser uma Igreja Viva é atender ao chamado de Deus com o coração disposto e mãos em ação — para que a esperança alcance o mundo.

Histórias inspiradoras

Joventino André, um missionário que deixa sua casa, no Amazonas, todos os dias e, com seu barco, leva esperança em forma de estudos bíblicos para outras pessoas na região.

“Deus já me conhecia muito antes de fazer esse mundo. Ele já tinha um plano para minha vida”, ressalta o missionário. Assim, com disposição, ele segue sendo uma Igreja Viva para aqueles que tanto precisam.

Senhor Joventino, em sua casa, pronto para mais uma ação missionária. (Foto: Divulgação)

Indo para o sul do país, uma mãe recebeu a visita de colportoras e decidiu que suas filhas estudariam em um colégio adventista. Assim aconteceu e, em um programa especial para as mães, Marilza sentiu a necessidade de se converter. Mesmo com os desafios após seu batismo, ela se reinventou profissionalmente, levou seu coração missionário para dentro da empresa e começou estudos bíblicos com seus funcionários.

Marilza em momento de oração com seu equipe. (Foto: Divulgação)

Já uma família pastoral assumiu o desafio de levar a mensagem da esperança para pessoas que vivem uma realidade diferente, da não aceitação cristã na região. Assim fizeram, além de ter sido uma resposta de oração, foi a realização do sonho da família, atuar de forma missionária na janela 10/40. Enquanto isso, no Peru, um jovem sente a necessidade de fazer algo a mais.

Família pastoral que aceitou o chamado de Deus para uma missão na conhecida como Janela 10/40. (Foto: Divulgação)

Fernando usou as redes sociais e se tornou um influenciador digital missionário. Conquistando cada vez mais jovens para Cristo. Seu projeto foi uma resposta de Deus para suas orações, e ele uniu a essa conquista a Esperança, a instrutora bíblica virtual da Rede Novo Tempo de Comunicação, e proporcionou aos seus seguidores os estudos através de grupos de whatsapp.

Influencer que conquista jovens em todo mundo com a mensagem da Esperança. (Foto: Divulgação)

Impactos reais

Somente entre 2022 e 2024, aproximadamente 1.129.410 crianças e adolescentes participaram de projetos de evangelismo e discipulado. Tendo em vista esse crescimento, no ano passado foi lançado um projeto para construção e melhorias das salas infantis nas igrejas, cerca de 155 projetos já estão em andamento.

Enquanto isso, 1.305.454 jovens estiveram envolvidos em algum projeto missionário, como a Missão Calebe – quando eles trocam suas férias por trabalhos voluntários e ações sociais, ou o Um Ano em Missão (OYiM) – onde, durante um ano, jovens missionários realizam diversas ações em comunidades da América do Sul, entre outras atividades sociais e espirituais.

Além disso, mais de 55 mil livros missionários foram distribuídos por meio do projeto anual da Igreja Adventista na América do Sul, o Impacto Esperança, que presenteia as pessoas com um livro diferente a cada ano. Enquanto 10.345 colportores que levam a literatura adventista para diversos lares.

Sobre conteúdo Adventista, o Feliz7Play tem conquistado cada vez mais pessoas com seus conteúdos voltados para a família – até abril de 2025 a plataforma somou quase 1.4 milhão de usuários e as visualizações bateram 47.007.580, em português e espanhol.

E a Rede de Educação Adventista também cresce a cada ano, somando mais de 406 mil alunos em escolas, colégios e universidades da América do Sul, que buscam oferecer muito mais que conhecimento acadêmico, mas um envolvimento e crescimento espiritual, social, com base em valores e princípios.

Uma outra forma para o crescimento da mensagem de Deus é o projeto global Mission Refocus, que promove e auxilia o intercâmbio de missionários entre diferentes países. Assim, cerca de 50 famílias servirão em países da janela 10/40. Enquanto o Serviço Voluntário Adventista (SVA) atua com 392 missionários e voluntários ao redor do mundo.

Além disso, a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), que é a agência humanitária da denominação, ajudou 3.909.913 pessoas no território sul-americano. Já a Ação Solidária Adventista (ASA), ministério social que atua nas igrejas locais, auxiliou mais de 6 milhões de pessoas.

Há registro de quase 304 mil pessoas ministrando estudos bíblicos de forma individual, o que ajuda nos ensinos de 2.120.145 pessoas que começaram a estudar a Bíblia por diferentes meios, inclusive digitais. Nesse sentido, a Escola Bíblica Digital da Novo Tempo teve um crescimento de 108%. Inclusive, outro aumento foi em relação aos dízimos, que tiveram um incremento de 35,35% no valor.

E, como resultado de todo esse trabalho missionário, 690.242 pessoas entregaram suas vidas a Jesus por meio do batismo. O que reflete que a fé com ações transforma vidas, proporciona esperança.

Desenvolvimento

O relatório da Igreja Adventista do Sétimo Dia para oito países da América do Sul expressa a visão sul-americana da denominação de uma igreja preocupada em ser consistente, de forma viva e relevante. Os números são um reflexo do trabalho em conjunto, da missão de esperança, que continua e tende a crescer ainda mais.

Veja o vídeo abaixo:

Acompanhe a transmissão e os conteúdos deste encontro global da Igreja Adventista do Sétimo Dia no site exclusivo para a cobertura do encontro, com conteúdos produzidos pela Agência Adventista Sul-Americana de Notícias (ASN)Adventist News Network (ANN)Revista Adventista em português (CPB)Revista Adventista em espanhol (ACES), e Rádio, Web e TV Novo Tempo. Para acessar a página, clique aqui


Você também pode receber esse e outros conteúdos diretamente no seu dispositivo. Assine nosso canal no Telegram ou cadastre seu número via WhatsApp.

Quer conhecer mais sobre a Bíblia ou estudá-la com alguém? Clique aqui e comece agora mesmo.

 
Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...