Universitária participa de missão e decide ser batizada
Alice participou de uma missão que iniciou uma transformação e lhe trouxe um novo significado a vida com a decisão pelo batismo.

Alice Miranda é estudante de Direito na Universidade Nilton Lins, em Manaus, no Amazonas. Atualmente, ela frequenta a Igreja Adventista do Sétimo Dia Espaço Alpha, na capital amazonense. É filha da professora Blanche Miranda Maracaípe e do representante comercial Alan Alves da Silva, e irmã do Benício Miranda Maracaípe Alves, de 13 anos. Hoje, Alice é ativa nos ministérios Soul+ e Missões no Espaço Alpha.
Leia também:
- Relatório adventista evidencia fortalecimento missionário na América do Sul
- Adventistas do Sétimo Dia ajudam vítimas de tornado nos EUA

O início de tudo
Sua história com a Igreja Adventista começou com o convite de amigos e uma missão que transformaria sua forma de pensar. "Eu era de outra denominação, mas não praticava minha religião com frequência. Às vezes ia à igreja, mas a minha vida espiritual era rasa e desconexa", explica Alice.
A mudança teve início quando seus pais aceitaram um convite de amigos para conhecer a Igreja Adventista do Sétimo Dia em 2020. Alice, a princípio, acompanhava os pais de forma esporádica, sem muita vontade. Foi então que em fevereiro de 2024, sua mãe a convidou para participar de uma missão em Lethem, na Guiana Inglesa.

“Durante muito tempo, ela foi a única da família que não frequentava a igreja e não demonstrava interesse em se envolver com nada relacionado à vida espiritual. Confesso que, no início, foi muito difícil convencê-la a aceitar o convite para aquela primeira missão em Lethem”, conta Blanche, mãe de Alice.
Lethem - Guiana Inglesa
Mas a estudante decidiu ir. Ajudou como tradutora e no evangelismo, isso foi mudando a imagem que tinha de igreja e ela sentiu fortemente a presença de Deus em cada momento, o que a fez ter vontade de participar mais vezes. "Os dias lá foram uma mistura de sentimentos e, ao mesmo tempo, eu me forçava a não gostar de estar lá. Mas, quando voltei para casa, a única coisa que eu pensava era que não podia esperar para voltar", conta Alice.
Para a amiga Ana Beatriz Carvalho, que conheceu Alice em sua primeira missão, o companheirismo e a amizade se intensificaram ao se dedicarem em servir ao próximo. “Acompanhar o crescimento espiritual da Alice foi uma das coisas mais lindas na minha trajetória cristã, pois, quando uma pessoa se apaixona por Cristo, ela te impulsiona a se aproximar d'Ele também”, destaca.

Uma decisão marcante
Contudo, com o passar do tempo, a resistência deu lugar ao desejo sincero de se aproximar de Deus. Mesmo assim, a decisão pelo batismo não foi fácil. Alice se dividia entre a vontade de seguir Jesus e o receio de se desligar de suas raízes religiosas. Foi ao longo da participação em missões e dos estudos bíblicos que ela teve a certeza do caminho que deveria seguir.
"Depois de muita oração e estudo, não consegui mais negar o que eu sabia ser certo. O dia do meu batismo foi especial e tranquilo. Não fiquei nervosa, como achei que ficaria. Senti uma paz como nunca antes", relatou.

Missão
Para os pais de Alice, Blanche e Alan, ver a filha participando de sua primeira missão e, posteriormente, entregando a vida a Jesus foi algo que os encheu de gratidão e alegria.
“Só temos motivos para louvar a Deus. Testemunhar essa mudança em nossa filha é prova viva de que o amor de Cristo alcança corações nos momentos mais improváveis. Agradecemos ao Senhor por essa obra em sua vida e seguimos confiando plenamente nos planos que Ele tem para a nossa família”, ressalta Alan.
Alice já participou de seis missões em Lethem e três missões em comunidades ribeirinhas do Amazonas. “Me sinto sendo usada por Deus. Ao ir em cada missão, sinto que faço um pouquinho de ir ao mundo inteiro e espalhar seu evangelho até que Ele volte. É o que me faz feliz e realizada. Não me vejo em mais nenhum outro lugar”, expressa.

Para Ana Beatriz, é perceptível a busca de Alice em ser relevante para as pessoas e ajudá-las a conhecerem Jesus. “Oro para que por meio de seu testemunho, mais pessoas conheçam o nosso Deus. Nada substitui a alegria que senti ao descobrir que ela tinha se decidido pelo batismo e, desse modo, viver plenamente por Ele e para Ele. Agora, além de minha amiga e companheira de missão, ela é minha irmã em Cristo”, finaliza a amiga.
Testemunhando uma transformação
A história de Alice aconteceu de forma tão envolvente, mostrando que ajudar o próximo pode ser ajudar a si mesmo, que seu testemunho foi apresentado durante a 62ª Assembleia da Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que acontece nas primeiras semanas de julho, em Saint Louis, Missouri, Estados Unidos. No início, Alice foi resistente em frequentar a igreja, além de negar os pedidos dos pais e de amigos para participar de uma missão.
"Eles precisavam de alguém para traduzir o evangelismo, as consultas, e eu disse: tá bom, eu vou", conta Alice. Assim sua trajetória marcada por pequenas e grandes transformações começou. "Eu via a situação das pessoas, as condições que estavam, passando dificuldades... Então, eu mudei muito a minha percepção de missão, das pessoas, de tudo ali, eu acredito que quando estamos em uma missão tudo muda. [...] e hoje eu creio, estou cheia de Deus", revela.
Ao ver toda a mudança, transformação em sua filha, o pai define que sua missão está completa. "Eu tenho essa frase em minha mente: quero sempre fazer o melhor. Onde eu for, quero que as pessoas vejam Jesus através de mim", ressalta Alice.
Acompanhe a transmissão e os conteúdos deste encontro global da Igreja Adventista do Sétimo Dia no site exclusivo para a cobertura do encontro, com conteúdos produzidos pela Agência Adventista Sul-Americana de Notícias (ASN), Adventist News Network (ANN), Revista Adventista em português (CPB), Revista Adventista em espanhol (ACES), e Rádio, Web e TV Novo Tempo. Para acessar a página, clique aqui.
Você também pode receber esse e outros conteúdos diretamente no seu dispositivo. Assine nosso canal no Telegram ou cadastre seu número via WhatsApp.
Quer conhecer mais sobre a Bíblia ou estudá-la com alguém? Clique aqui e comece agora mesmo.