Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

Publicidade

ADRA projeta o futuro humanitário na América do Sul

Publicada em: 29/08/2025 16:24 -

ADRA projeta o futuro humanitário na América do Sul

Encontro em Foz do Iguaçu reuniu líderes de sete países para planejar e renovar o compromisso de servir comunidades vulneráveis e compartilhar esperança


  • Compartilhar:
  •  
  •  
  •  
  •  
Rotas que Transformam marcou o planejamento 2025 da ADRA na América do Sul, fortalecendo sua missão humanitária nesse território (Imagem: ADRA)

A cidade de Foz do Iguaçu recebeu o encontro regional “Rotas que Transformam”, promovido pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) na América do Sul. Líderes da Argentina, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai se reuniram de 18 a 20 de agosto para alinhar estratégias e consolidar o planejamento humanitário para 2025.

O plano regional reforça o compromisso com ações capazes de gerar resultados mensuráveis, sustentáveis e profundamente humanos, e foi estruturado em torno de quatro pilares: Fé, Fundos, Pessoas e Programas.

Leia também:

Gabriel Cesano, vice-presidente da Igreja Adventista do Sétimo Día para oito paises sul-americanos e conselheiro da ADRA para a região, mostra como a agência consegue chegar a lugares onde outros não conseguiriam (Foto: Javier Catalán / ADRA)

Compromisso com uma missão global

Durante três dias de programação, os participantes revisaram as estratégias locais, compartilharam desafios comuns e celebraram conquistas regionais. O pastor Paulo Lopes, presidente da ADRA Internacional, apresentou em sua mensagem uma visão atualizada da agência no cenário mundial e ressaltou o valor da integração regional.

“Precisamos construir soluções que combinem compaixão e competência, inovação e sensibilidade. A ADRA é uma rede viva, presente em mais de 130 países, mas que se fortalece nas conexões locais. É ali que a missão realmente acontece”, declara Lopes.

Segundo ele, a atuação local é o espaço onde a missão deixa de ser conceito e se transforma em resposta prática às necessidades das comunidades, "sendo presença onde persiste a dor, resposta onde há silêncio, justiça onde existe abandono."

Paulo Lopes, diretor da ADRA Internacional, durante convite para que todos compartilhem a missão e o propósito global da entidade (Foto: Javier Catalán / ADRA)

Uma visão compartilhada

O encontro também foi marcado por depoimentos dos diretores nacionais. Para Plinio Vergara Serrano, diretor da ADRA Peru, a reunião representou uma oportunidade de fortalecer a visão conjunta.

"Com a ADRA, podemos ajudar as pessoas a melhorar sua qualidade de vida com fé e esperança, para que vivam como Deus sonhou para elas. Este encontro foi uma oportunidade valiosa para fortalecer estratégias concretas, alinhar visões e renovar nosso compromisso com um propósito maior que nós: cumprir a ordem de Jesus. A ADRA é mais que projetos. É ação com compaixão, é fé traduzida em serviço, é presença viva nas comunidades que mais precisam”, detalha.

Vergara ressalta que a agência não se limita a executar projetos, mas atua de forma prática nas comunidades, levando apoio e esperança às famílias atendidas.

Planejamento com propósito

Pastor Rodrigo Cárcamo durante sua apresentação aos diretores e demais integrantes do Planejamento ADRA da Divisão Sul-Americana 2025” (Foto: Javier Catalán / ADRA)

O pastor Rodrigo Cárcamo, diretor da ADRA para os países que compõem a Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista — escritório administrativo responsável pelo trabalho da denominação em oito nações — destacou o compromisso coletivo de manter a missão central como referência.

“Confirmamos nosso desejo de continuar servindo à humanidade para que todos possam viver de acordo com o plano de Deus,” afirma.

De acordo com ele, o encontro foi fundamental para alinhar diretrizes e fortalecer o planejamento de 2025, reforçando que a "ADRA não é apenas uma ONG. É a Igreja em ação, a fé que se expressa por meio de mãos dispostas. Uma rede que não trabalha por reconhecimento, mas por convicção."

Um novo ciclo de transformação

Os participantes deixaram Foz do Iguaçu com cronogramas definidos e metas revisadas, mas também com o reforço de uma missão compartilhada: transformar a realidade de comunidades vulneráveis por meio de presença ativa, projetos sustentáveis e cooperação regional.

Líderes da ADRA em diferentes instâncias durante registro do encontro (Foto: Javier Catalán / ADRA)

Você também pode receber esse e outros conteúdos diretamente no seu dispositivo. Assine nosso canal no Telegram ou no WhatsApp.

Quer conhecer mais sobre a Bíblia ou estudá-la com alguém? Clique aqui e comece agora mesmo.

 


 
Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...