ADRA auxilia vítimas de desastres no sul da Ásia
Afeganistão, Paquistão e Índia tiveram seus territórios afetados, com milhares de mortos, feridos e desabrigados

Um terremoto de magnitude 6,0 atingiu o leste do Afeganistão em 31 de agosto de 2025, matando mais de 2.200 pessoas e ferindo pelo menos outras 3.600. O desastre afetou diretamente cerca de 500 mil pessoas nas províncias de Nangarhar, Kunar, Nuristan e Laghman, incluindo muitas mulheres, crianças, deslocados internos e pessoas que retornaram recentemente.
Nos dias 4 e 5 de setembro, dois fortes tremores secundários sacudiram a mesma região, agravando a devastação e o terror. A equipe de avaliação da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) estava presente na área, mas encontra-se em segurança.
Leia também:
- ADRA Peru completa 60 anos levando ajuda humanitária e esperança no país
- ADRA projeta o futuro humanitário na América do Sul
A destruição é impressionante. Pelo menos 6.700 casas desabaram, forçando famílias a dormir ao ar livre. Os sobreviventes enfrentam noites geladas, assistência limitada e riscos elevados de surtos de doenças devido à água contaminada, superlotação e más condições de saneamento.
“A devastação causada por esses desastres é de partir o coração”, afirma Imad Madanat, vice-presidente de Assuntos Humanitários da ADRA Internacional. “Cada vida perdida e cada comunidade afetada servem como lembretes poderosos da urgência de alcançar os necessitados com esperança, alívio e apoio.”
As equipes da agência adventista em Kunar e Nangarhar relatam destruição severa e necessidades urgentes de alimentos, materiais para abrigo, tendas, roupas de inverno, suprimentos domésticos e de higiene. No entanto, uma resposta humanitária em larga escala ainda é limitada, dificultada por desafios de acesso, lacunas de coordenação e grave escassez de financiamento.
Sofya Shumko, coordenadora de Resposta a Emergências da ADRA Euro-Ásia, explica: “É uma crise atrás da outra. Famílias já forçadas a retornar de países vizinhos estão lutando para sobreviver. A redução no financiamento enfraqueceu sua resiliência, e agora elas enfrentam fome, colapso econômico e seca. Não podemos mudar o que aconteceu, mas podemos garantir que essas famílias não sejam esquecidas”, reforça.

A ADRA está se preparando para ampliar as operações de socorro à medida que recursos forem disponibilizados. Fotos e vídeos da localidade estão sendo compartilhados para mobilizar apoio. Nos próximos dias, a ADRA Afeganistão anunciará esforços emergenciais voltados às necessidades mais urgentes.
Inundações no Paquistão: milhões de desabrigados e casas destruídas
As fortes inundações provocadas pelos fortes ventos sazonais na província de Punjab, no Paquistão, já causaram a morte de pelo menos 892 pessoas e afetaram diretamente 3,9 milhões de residentes. Mais de 9 mil casas foram danificadas ou destruídas, mais de 6 mil cabeças de gado foram perdidas, e 234 pontes e 661 km de estradas foram arrastados pelas águas.
A rápida avaliação de necessidades da ADRA Paquistão identificou como prioridades emergenciais abrigo temporário, alimentos, mosquiteiros, apoio médico e kits de higiene. A resposta inicial da ADRA está concentrada em Sialkot, uma das áreas mais afetadas, onde famílias estão abrigadas em condições de superlotação
Inundações na Índia: estados do Norte enfrentam devastação contínua
Na Índia, chuvas extremas e deslizamentos de terra já causaram a morte de mais de 520 pessoas em Himachal Pradesh, Punjab, Uttarakhand e Jamu & Caxemira. Famílias perderam casas, terras agrícolas e meios de subsistência.
A ADRA Índia respondeu nos distritos de Mandi e Kullu, distribuindo kits de abrigo, kits de higiene, cobertores e transferências em dinheiro para mais de mil famílias. Ainda assim, as necessidades de água potável, abrigo e apoio para a subsistência continuam urgentes.
Como você pode ajudar
A ADRA Internacional está comprometida em apoiar as famílias no Afeganistão, no Paquistão e na Índia enquanto enfrentam perdas e adversidades inimagináveis. Mas a habilidade para responder depende de apoio financeiro imediato.
Por meio de um aporte financeiro emergencial, o escritório da agência humanitária adventista para oito países da América do Sul contribuiu diretamente com a operação liderada pela ADRA Internacional, garantindo a provisão de refúgios temporários adaptados ao inverno, além de alimentos, roupas de frio, kits de higiene, assistência econômica e outros itens essenciais para o lar.
A resposta rápida visa não apenas salvar vidas, mas também aliviar o sofrimento imediato das populações atingidas, levando conforto e dignidade a quem perdeu tudo.
A ação reforça o papel da entidade como uma rede global de solidariedade, preparada para atuar com eficácia diante de desastres — sempre guiada pelos princípios da justiça, compaixão e amor.
Você também pode ser parte da transformação de vidas. Sua doação ajudará a ADRA a fornecer abrigos de emergência para o inverno, comida, auxílio financeiro, utensílios domésticos, roupas de frio e itens de higiene para as famílias no Afeganistão, além de levar ajuda humanitária urgente ao Paquistão e à Índia. Mesmo uma pequena doação pode salvar vidas e trazer esperança para comunidades em crise.
Acesse a página da campanha, em inglês, e saiba como ajudar.
A versão original desta notícia foi publicada pela ADRA Internacional.
Você também pode receber esse e outros conteúdos diretamente no seu dispositivo. Assine nosso canal no Telegram ou no WhatsApp.
Quer conhecer mais sobre a Bíblia ou estudá-la com alguém? Clique aqui e comece agora mesmo.