Guardar o sábado, realizar as atividades da igreja, estar com a família, visitar pessoas... Mas o que fazer para que esse se torne um dia ainda mais especial?

O sábado pode ser um dia leve e espiritual, mas também desafiador para famílias com crianças. Algumas dúvidas acabam surgindo, como: quais atividades posso fazer com meus filhos? Como brincar com eles sem desrespeitar o mandamento de Êxodo 20:8?
Deus deixou uma explicação sobre o que fazer nos seis dias da semana e que não devem acontecer no sétimo dia. Muitas vezes, o foco está em somente não trabalhar, mas, com relação às crianças, o que se pode fazer para deixar o sábado feliz e envolvê-las na adoração sem ser somente no ambiente da igreja?
Leia também:
- Pets: um vínculo muito além da companhia
- Entenda novo projeto de lei de proteção digital das crianças
O que elas esperam?
Pensando nos desafios atuais, nos diversos estímulos que as crianças recebem com frequência, na correria da semana e, por vezes, no desgaste de repertório das atividades para a tarde de sábado, conheça algumas ideias que podem ser colocadas em prática nesse dia. Inclusive, é possível adaptá-las à realidade familiar de cada lar e unir ainda mais a família nas atividades do sétimo dia.
Para chegar a essas dicas, conversei com algumas crianças para entender o que elas gostam de fazer, e aliar essas expectativas à guarda do sábado.
Confira sete dicas de atividades para fazer com as crianças nesse dia especial:
1 – Recriando a criação: com massinha, argila ou dobraduras de papel, cada um pode modelar o que mais gosta na criação de Deus.
Essa é uma atividade para todos, desenvolve a imaginação e proporciona calma, além de focar nas obras do Senhor.
2 – Memórias felizes: a cada sábado, registrem algumas fotos de momentos da família e, em um sétimo dia especial, montem um criativo álbum de fotos divertido.
Assim, as crianças vão associar o sábado ao dia feliz e ter memórias lindas com o passar do tempo. Essa ação pode até se transformar em uma tradição familiar, além de uma excelente recordação para o futuro.
3 – Resgatando brincadeiras: se você não jogou, já deve ter ouvido falar de stop ou adedonha. Que tal trazer essas brincadeiras para a temática cristã?
Para os maiores, pode ser o tradicional stop escrito e para os menores, a adedonha falada. São inúmeras as opções para categorias, como heróis, livros ou cidades da Bíblia.
Isso gera união familiar, sorrisos e aprendizado, sem deixar de lado o espírito do Sábado.
4 – Não pode falar: que tal despertar a criatividade e a memória em toda a família? Mímicas de histórias, personagens ou até versículos bíblicos são uma excelente forma de arrancar sorrisos e desenvolver a imaginação, além da comunicação não verbal.
Essa atividade vai arrancar boas gargalhadas e momentos de diversão em família.
5 – Conhecendo missões: A cada sábado, uma nova região para encontrar no mapa, descobrir curiosidades, conversar sobre os desafios que as pessoas enfrentam e contar histórias sobre missionários adventistas. Imaginar o que a família poderia fazer se fossem em uma viagem missionária para aquele lugar e orar pelos moradores de lá.
É o momento para mostrar como a igreja trabalha para ajudar as pessoas ao redor do mundo e a cultura local. Inclusive, mostrar a importância das ofertas que as crianças levam para a igreja.
6 – Caça versículos: espalhar versículos bíblicos pela casa. Toda vez que a criança encontrar, ela deve lembrar a qual história da Bíblia que o texto se refere e, em seguida, você revela uma pista para o próximo. Ao final, o tesouro pode ser um lanche gostoso para a família aproveitar o momento.
Trata-se de uma oportunidade de revisar histórias bíblicas de forma diferente.
7 – Caminhar e criar: aqui é possível fazer mais de uma atividade em sábados diferentes. Caminhar e refletir espiritualmente em meio a natureza e cantar louvores infantis ao longo do passeio.
Vocês podem realizar um piquenique saudável em família com lanches preparados na sexta – inclusive com a ajuda das crianças. Aqui elas podem falar o que mais as fez lembrar de Deus ao longo do caminho.
E até um momento de criatividade: ao longo da caminhada, as crianças pegam folhas e flores que estiverem caídas pelo caminho, e até pedrinhas, e podem montar uma arte com base na Bíblia ao final do passeio.
Colocando em prática algumas dessas dicas é possível envolver toda a família, especialmente as crianças, no descanso, na adoração, e no contato com a natureza. Tudo isso sem perder a leveza, a alegria familiar e a base forte de um lar cristão.
Lar fortalecido
Na Bíblia, Cristo destaca a importância das crianças e que ninguém pode impedi-las de ir até Ele. Atividades em família com um propósito espiritual as aproximam de Jesus cada vez mais, além de permitir uma conexão maior com quem está ali, gastando tempo com elas.
A escritora Ellen White também recomenda que, no sábado, as famílias gastem tempo juntas, inclusive com passeios na natureza. Tornar o dia do Senhor em um momento de conexão familiar pode impactar em como a criança vai enxergar esse dia hoje e, principalmente, no futuro.
Portanto, cuidar para transformar a guarda do sábado em um dia espiritual leve, divertido e familiar, sem cobranças e estresses causados pelos inúmeros compromissos e horários de uma família cristã é o ideal para que a criança se desenvolva em um lar onde Cristo é o centro de tudo.
Observar a guarda do Sábado sem distrações, reclamações e excessos é primordial para um lar cristão equilibrado e saudável. Crianças envolvidas nas atividades, de forma lúdica e desenvolvida de acordo com a faixa etária, proporcionará cada dia mais um sétimo dia feliz.
Maita Tôrres é jornalista, mãe, professora de classe infantil da Escola Sabatina e diretora de Clube de Aventureiros.
Você também pode receber esse e outros conteúdos diretamente no seu dispositivo. Assine nosso canal no Telegram ou no WhatsApp.
Quer conhecer mais sobre a Bíblia ou estudá-la com alguém? Clique aqui e comece agora mesmo.